DESTAQUES

Lançamento do RODIV2050

O evento de apresentação do RODIV2050 – Roteiro para a Descarbonização da Indústria de Vidro de Embalagem e Cristalaria decorreu no dia 14 de março, na Marinha Grande. Este contou com a presença de Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal, entidade coordenadora da Plataforma Vidro+.

Luísa Magalhães moderou a Mesa-Redonda “O contributo da economia circular e da cadeia de valor do vidro para a descarbonização“, com a participação de Carlos Martins, Diretor da Fábrica Verallia Portugal; Ana Carvalho, Responsável de Ambiente em Portugal da Vidrala; António Guerra, Responsável de Operações na VALORLIS – Valorização e Tratamento de Resíduos; Diana Manita, Quality & Food Safety na AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; e Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

Na sessão, ficou clara a relevância de entender o papel da reciclagem do vidro na descarbonização desta indústria. É imprescindível aumentar a taxa de recolha do material, tendo-se abordado a questão legislativa, a importância do canal HORECA, questões logísticas da recolha, até à reintrodução do casco de vidro no processo de fabrico.

A Plataforma Vidro+ agrega vários projetos-piloto que pretendem, em diversas frentes, promover um aumento da taxa de recolha deste material de embalagem. O objetivo é atingir os 90% de recolha, em 2030, aumentando a circularidade da indústria e contribuindo para a sua descarbonização.

OUTRAS NOTÍCIAS

Setor do Vidro de Embalagem pretende Produção Neutra em Carbono até 2050

Setor do Vidro de Embalagem pretende Produção Neutra em Carbono até 2050

A indústria do vidro de embalagem quer transformar por completo a sua produção, até 2050. Em comunicado, a AIVE –…

Recolha Seletiva do Vidro para Reciclagem é insuficiente

Recolha Seletiva do Vidro para Reciclagem é insuficiente

Segundo a Sociedade Ponto Verde, Associado da Associação Smart Waste Portugal e membro da Plataforma Vidro+, no primeiro semestre do…

SPV premeia entidades gestoras de resíduos urbanos pelo desempenho na recolha do vidro

SPV premeia entidades gestoras de resíduos urbanos pelo desempenho na recolha do vidro

A Sociedade Ponto Verde (SPV), membro da Plataforma Vidro+, vai atribuir um milhão de euros a 25 SGRUs (Sistemas de…

Scroll to Top