O projeto “A Tip For Nature”, apoiado pela Plataforma Vidro+, tem como um dos objetivos informar sobre a melhor forma de reciclar as embalagens de vidro usadas e promover as melhores práticas no setor. A iniciativa, suportada pela FEVE (European Container Glass Federation) e promovida pela AIVE (Associação dos Industriais do Vidro de Embalagem), através de uma página de LinkedIn, desenvolve uma campanha de sensibilização dedicada ao canal HORECA e incentiva as boas práticas neste setor.
Para alcançar o objetivo de recolher, até 2030, 90% das embalagens de vidro usadas, para reciclagem, é fundamental promover iniciativas adicionais na recolha seletiva de embalagens de vidro provenientes não só do setor hoteleiro como dos agregados familiares. O sucesso depende diretamente da adesão e correta separação do vidro por parte dos cidadãos e dos colaboradores do canal HORECA. A sensibilização é essencial para aumentar a consciência sobre os benefícios ambientais, económicos e sociais que advêm da reciclagem deste material, assim como em saber fazer uma correta separação das embalagens de vidro dos outros resíduos.
O projeto “A Tip For Nature” pretende aumentar as quantidades de vidro recolhidas no canal HORECA, através de uma campanha de comunicação digital contando com a cadeia The Editory Collection Hotels enquanto parceiro operacional. Além de registos sobre as atividades desenvolvidas com colaboradores dos hotéis, como ações de formação e testemunhos dos mesmos, a página partilha informação sobre o vidro enquanto material 100% e infinitamente reciclável e até como a sua separação para reciclagem se traduz numa prática de comportamentos sustentáveis, com a diminuição dos resíduos indiferenciados gerados.
As campanhas de comunicação nas redes sociais, como é o exemplo desta, são essenciais para aumentar a sensibilização e promover a mudança de comportamentos. Desta forma, é possível atingir um público vasto e diversificado, utilizando formatos apelativos, facilitando o envolvimento direto com a comunidade, permitindo a partilha de experiências, a disseminação de boas práticas e respostas a dúvidas em tempo real.