Segundo a Sociedade Ponto Verde, Associado da Associação Smart Waste Portugal e membro da Plataforma Vidro+, no primeiro semestre do ano, os portugueses encaminharam mais resíduos para reciclagem, mas as metas quanto à recolha seletiva do vidro ainda se encontram aquém dos resultados esperados.
Na primeira metade de 2023, os cidadãos portugueses cooperaram para a reciclagem de 220.041 toneladas de embalagens, verificando-se um aumento de 2,6% face ao período homólogo do ano passado. Segundo os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE), as metas estabelecidas para a reciclagem de resíduos urbanos, em Portugal, estão a ser cumpridas, mas é ainda necessário aumentar a recolha seletiva das embalagens de vidro.
Entre janeiro e junho de 2023 foram enviadas para reciclagem 100.879 toneladas de embalagens de vidro, representando uma melhoria de 1% face ao mesmo período de 2022. Apesar disso, a taxa de reciclagem encontra-se, atualmente, nos 56%. A Sociedade Ponto Verde acredita que “para atingir o objetivo estabelecido e até o ultrapassar, basta que cada cidadão leve até ao ecoponto verde mais duas garrafas de vidro por mês”.
Portugal comprometeu-se em reciclar 75% deste tipo de resíduos, até 2025. A Plataforma Vidro+, que conta com 39 membros, estende esse compromisso para a recolha de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, para reciclagem, até 2030. A colaboração entre todos os agentes é fundamental para alcançar este compromisso.