PORQUE SÓ JUNTOS E ORGANIZADOS  CONSEGUIMOS.

O Vidro+ é uma iniciativa colaborativa que tem como objetivo criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem que atuam no mercado nacional, incluindo também entidades governamentais, Universidades e Centros de Investigação, Associações e ONGs, definindo metas e objetivos ambiciosos para promover o aumento da taxa de reciclagem do vidro em Portugal.

Visão

“Converter Portugal num país de referência na recolha e reciclagem das embalagens de vidro, bem como na incorporação de vidro reciclado na produção de novas embalagens.”

Objetivo

“Recolha de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, para reciclagem, até 2030.”

Pretende-se assim potenciar a circularidade deste material de embalagem, num circuito fechado.

Com a Plataforma Vidro+, queremos:

  • alcançar um compromisso de toda a cadeia de valor;
  • superar as metas da reciclagem;
  • reduzir a pegada carbónica;
  • promover uma comunicação mais coordenada, informada e eficiente;
  • estimular o desenvolvimento de soluções conjuntas, colaborativas e mais resilientes.

A Plataforma Vidro+ dá forma ao Plano de Ação Português, da iniciativa europeia “Close the Glass Loop”, que reúne diferentes organizações europeias, do ciclo de vida das embalagens de vidro, com o objetivo de recolher 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, até 2030, numa resposta pró-ativa às novas metas de reciclagem da UE.

A Plataforma Vidro+ conta com o Apoio Institucional da FEVE (Federação Europeia do Vidro de Embalagem), uma das entidades dinamizadoras do “Close the Glass Loop”.

DESAFIOS

Quais os desafios da Plataforma Vidro+?

01

Prevenir ou reduzir o impacto das embalagens de vidro e dos seus resíduos no ambiente.

02

Garantir o funcionamento do mercado interno, com um equilíbrio nas vertentes económica e ambiental.

03

Dar especial enfoque nas recolhas de Vidro do canal HORECA.

04

Captar o potencial de Vidro ainda existente nos SGRUs (Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos), associado aos Lares dos consumidores.

05

Apostar fortemente na melhoria do desempenho do SIGRE, com a combinação de diversas medidas específicas, apoiadas financeiramente pelos stakeholders com responsabilidade no processo, assim como pelo empenho dos SGRU’s e de toda a cadeia de valor.

06

Promover atividades de sensibilização e educação, tanto ao nível do canal HORECA e dos retalhistas, como dos consumidores, para o aumento da reciclagem com qualidade, deste material de embalagem.

07

Maximizar a incorporação de vidro reciclado na produção de novas embalagens.

Organização da Plataforma Vidro+

A Plataforma Vidro+ é coordenada pela Associação Smart Waste Portugal.

É composta por membros efetivos e institucionais, representantes de toda a cadeia de valor, com a coordenação da Associação Smart Waste Portugal, entidades capazes de potenciar este género de propósitos.

Advisory Board

é o órgão que controla o progresso da iniciativa.

Comissão Científica

é um orgão consultivo que é responsável pela qualidade científica dos deliverables apresentados.

Comissão Consultiva

é um órgão consultivo composto por associações setoriais, que acompanha os resultados da Plataforma Vidro+.

Critical Friend

é uma Organização Não Governamental (a definir pelo Coordenador), que tem como objetivo criar a imparcialidade necessária à Aliança, através de uma visão independente de interesses económicos; também pertence ao Advisory Board.

Grupos de Trabalho

são criados com o objetivo de alcançar os resultados da iniciativa, com a garantia científica e prática, de que vamos dar uma vida ainda mais circular, para a embalagem de vidro em Portugal.

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho são coordenados por diferentes entidades propostas pelo Coordenador e pelo Advisory Board.

Uma vez que o Vidro+ é uma iniciativa dinâmica, acompanhando as evoluções e inovações da cadeia de valor do vidro de embalagem, existe sempre a possibilidade, caso se justifique, da criação de novos Grupos de Trabalho para abordar outros desafios e oportunidades da cadeia de valor.

Objetivos

  • Identificar as metas a atingir e identificar milestones;
  • Definir as ações a desenvolver para o atingimento das metas e priorizá-las;
  • Identificar as entidades responsáveis em cada ação;
  • Estimar os investimentos necessários;
  • Analisar resultados de projetos piloto em curso e avaliar a necessidade de novos projetos.

Objetivos

  • Análise da situação atual;
  • Perceber os constrangimentos do Canal HORECA;
  • Encontrar possíveis soluções a adotar (casos piloto);
  • Identificar as entidades a envolver.

Objetivos

  • Definir a fórmula de medição e reporte do Objetivo estabelecido na Plataforma Vidro+;
  • Identificar métricas e indicadores que sejam relevantes para melhor alcançar os desafios e a visão da Plataforma Vidro+.
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