A AIVE, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Valorlis, está a promover o projeto Marinha Mais Vidro, com o objetivo de melhorar os hábitos de separação das embalagens de vidro nos estabelecimentos HORECA, na Marinha Grande. Os resultados têm sido positivos e demonstram já uma ultrapassagem das metas estabelecidas no dobro do que era esperado.
O projeto, apoiado pela Plataforma Vidro+, pretende aumentar em 50% as quantidades de vidro recolhidas nos ecopontos com baldeamento assistido e aumentar em 5% as quantidades de vidro recolhidas seletivamente no município; melhorar os hábitos de separação das embalagens de vidro usadas nos estabelecimentos aderentes; e posicionar os parceiros do projeto como empenhados na promoção da reciclagem do vidro.
Até ao momento, foram instalados ecopontos verdes de 3m³ com volteador e sensor de enchimento, acompanhados de contentores individuais de 120L, nos locais com maior potencial de recuperação destas embalagens para reciclagem. Paralelamente, decorreram ações de sensibilização junto dos estabelecimentos HORECA, com propostas concretas de adesão ao projeto.
Na segunda metade de 2024, comparando ao período homólogo de 2023, houve um aumento de 110% das quantidades de vidro recolhidas nestes ecopontos, o que se traduziu num aumento de 10% das quantidades de vidro recolhidas seletivamente no município. As ações de sensibilização contribuíram para uma deposição isenta de contaminação (outros resíduos que não o vidro) nestes ecopontos, e ainda para que 5% dos aderentes ao projeto, que antes não depositavam o vidro no ecoponto verde, passassem a fazê-lo.
A Marinha Grande, considerada a “capital do vidro” em Portugal, concentra na sua área 60% da produção de vidro de embalagem nacional, o que leva à necessidade do município se posicionar enquanto referência no que toca à reciclagem deste material. A partir dos resultados positivos de projetos anteriores, esta iniciativa aposta na expansão e melhoria dos ecopontos para o setor HORECA, reforçando a sua eficácia na recolha do vidro e contribuindo para o aumento da taxa de reciclagem nacional deste material.