Nos dias 5 e 6 de junho, realizou-se o 1.º workshop presencial organizado pela Close the Glass Loop, com o acolhimento da Ecovidrio, em Madrid. Este contou com cerca de 40 participantes de diferentes países europeus. A Plataforma Vidro+ esteve representada por Catarina Gonçalves, Gestora de Projetos da Smart Waste Portugal, e Beatriz Freitas, Secretária-Geral da AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem.
No primeiro dia, foram realizadas apresentações de casos de estudo inspiradores que estão a ser levados a cabo pela Ecovidrio, em Espanha, ao nível da mobilização de cidadãos, recolhas nos centros históricos e turísticos e recolhas em áreas de baixa densidade populacional. Deu-se a apresentação dos resultados relativos à implementação do Sistema de Depósito e Reembolso para a reciclagem do vidro na Roménia, mostrando como, apesar do elevado investimento, os outputs têm sido muito positivos no aumento da recolha do vidro. Decorreu ainda uma apresentação de um projeto-piloto, implementado na Croácia, sobre a conceção e implementação de uma campanha para redes sociais com o objetivo de influenciar o comportamento dos consumidores para uma melhor separação das embalagens de vidro.
Este primeiro dia promoveu também o trabalho colaborativo entre os participantes, através de vários exercícios de debate de ideias sobre o desenvolvimento de projetos internacionais, como fortalecer a ação das plataformas nacionais na promoção da colaboração e identificar algumas oportunidades de financiamento. A Plataforma Vidro+ participou com a apresentação dos principais desafios que enfrenta e alguns dos projetos que está a desenvolver.
O segundo dia do workshop contou com visitas à CONTENUR e Urbaser. A CONTENUR apresentou alguns dados gerais sobre a recolha de vidro em Madrid, nomeadamente o número de contentores na cidade, volumes de recolha e tendências de utilização. Mostrou ainda a importância do design dos contentores para uma recolha mais efetiva de embalagens de vidro, assim como o trabalho que desenvolvem em termos da manutenção dos equipamentos. A Urbaser mostrou a sua frota de camiões, provando como a logística, a gestão e a otimização das rotas são essenciais para o bom funcionamento do sistema de reciclagem do vidro.
As partilhas ao longo destes dois dias permitiram conhecer e aprofundar o trabalho que os stakeholders de diferentes países estão a desenvolver e ainda fortalecer a colaboração da iniciativa Close the Glass Loop, rumo ao objetivo comum de aumentar para 90% a taxa de recolha de embalagens para reciclagem, até 2030.