Durante a época festiva, uma campanha de sensibilização promovida pela AIVE, em parceria com a Ecovidrio e a Disneyland Paris, trouxe às ruas de Lisboa e Matosinhos vidrões temáticos inspirados em personagens icónicas da Disney.
Esta iniciativa uniu sustentabilidade e fantasia, dando uma nova vida aos vidrões, que se transformaram em Pinóquio, Rapunzel e Simba, cativando os mais novos e sensibilizando-os para a importância da reciclagem de embalagens de vidro. Reconhecendo o papel fundamental das crianças na construção de um futuro mais sustentável, esta iniciativa procurou envolver famílias e despertar a consciência ambiental desde cedo, associando-a a um universo de personagens adoradas por todas as gerações.
Os vidrões foram estrategicamente colocados em locais de grande afluência: em Lisboa, no Wonderland, no Jardim Zoológico e no Oceanário; e em Matosinhos, no Mercado de Natal, com o apoio das respetivas Câmaras Municipais. A campanha foi lançada a 12 de novembro, em frente ao Jardim Zoológico de Lisboa, e teve uma forte presença mediática.
Os vidrões estiveram disponíveis até ao dia 6 de janeiro, tornando as cidades mais coloridas e incentivando a reciclagem de uma forma criativa e lúdica. A AIVE aguarda ainda os dados operacionais da campanha para avaliar a adesão do consumidor a este tipo de iniciativas, que tornam os vidrões de rua para deposição de embalagens de vidro usadas mais apelativos e animados.
Este é um dos projetos acompanhados pela Plataforma Vidro+ que visa criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem no mercado nacional.