O Coordenador da Plataforma Vidro+, Tiago Moreira da Silva, marcou presença no debate “Design para a Circularidade” na Conferência “Preparar o Futuro das Embalagens de Bebidas: Ecodesign + Economia Circular”, no dia 8 de março, no Altis Belém Hotel, em Lisboa.
No debate, onde se discutiu o Ecodesign das embalagens, também participaram Bruno Pereira da Silva (PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros), Mariana Pereira da Silva (MC), António Casanova (Circular Drinks), Miguel Aranda (SDR Portugal), tendo este sido moderado por Ana Cláudia Coelho (PwC Portugal).
Tiago Moreira da Silva abordou a necessidade de debate e análise entre diferentes players do setor do vidro, de forma a encontrar soluções que contribuam para a descarbonização no processo produtivo deste material de embalagem. O Ecodesign é um tema fundamental para a circularidade, tendo-se apresentado exemplos aplicados no setor, assim como respetivos impactos.
Na sessão, foram ainda apresentados os resultados obtidos ao longo de diferentes fases dos projetos-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” e “Bebidas+Circulares”, para retoma de embalagens de bebidas através de máquinas automáticas, geridos pelo consórcio constituído pela APIAM (Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente), APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e PROBEB (Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas).