DESTAQUES

Plataforma Vidro+ e a sua ligação com o Close the Glass Loop

A Plataforma Vidro+ dá forma ao Plano de Ação português, da iniciativa europeia denominada “Close the Glass Loop”, que conta com a FEVE (Federação Europeia do Vidro de Embalagem) como uma das entidades dinamizadoras. Este projeto reúne diferentes organizações europeias, do ciclo de vida das embalagens de vidro, com o objetivo de recolher 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, até 2030, num esforço adicional para consolidar a economia circular europeia, com a adoção do Acordo Verde Europeu para o crescimento sustentável.

O “Close the Glass Loop” teve como parceiros fundadores: European Container Glass Federation (FEVE), European Federation of Glass Recyclers (FERVER), Comité Européen des Entreprises Vins (CEEV), European Federation of Bottled Waters (EFBW), spiritsEUROPE, Soft Drinks Europe (UNESDA), European Fruit Juice Association (AIJN), Extended Producer Responsibility Alliance (EXPRA), European Association of Food and Vegetable Processors (PROFEL), Producer Responsibility Organisations Packaging Alliance (PROsPA, representada pelo CITEO), ACR+, Eurocities e Municipal Waste Europe. São doze federações europeias que representam fabricantes das embalagens de vidro, embaladores, municípios, operadores de gestão de resíduos, etc., dos diferentes Estados-Membros, num grande movimento para impulsionar a recolha de embalagens de vidro usadas “para reciclagem”, unidas num objetivo comum. Este movimento surge como resposta pró-ativa às imposições da UE para aumentar as metas de reciclagem das embalagens de vidro, de 75% até 2030.  

Este objetivo europeu, com estratégias de abordagem distintas por país, de acordo com a sua realidade, é alicerçado pelos Planos de Acão nacionais. Foram definidos 7 países prioritários – Reino Unido, França, Itália, Espanha, Alemanha, Polónia e Portugal, no seu conjunto responsáveis por mais de 80% dos cerca de 20% de embalagens de vidro que, atualmente, ainda não são recicladas, na União Europeia. Para garantir a implementação local das medidas e soluções personalizadas, a plataforma europeia, trabalha diretamente com os parceiros nacionais. Em Portugal, a Plataforma Vidro+ dinamiza este Plano de Ação, com o apoio da cadeia de valor do vidro de embalagem.  

Pode obter mais informação através do website oficial da iniciativa. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Setor do Vidro de Embalagem pretende Produção Neutra em Carbono até 2050

Setor do Vidro de Embalagem pretende Produção Neutra em Carbono até 2050

A indústria do vidro de embalagem quer transformar por completo a sua produção, até 2050. Em comunicado, a AIVE –…

Recolha Seletiva do Vidro para Reciclagem é insuficiente

Recolha Seletiva do Vidro para Reciclagem é insuficiente

Segundo a Sociedade Ponto Verde, Associado da Associação Smart Waste Portugal e membro da Plataforma Vidro+, no primeiro semestre do…

SPV premeia entidades gestoras de resíduos urbanos pelo desempenho na recolha do vidro

SPV premeia entidades gestoras de resíduos urbanos pelo desempenho na recolha do vidro

A Sociedade Ponto Verde (SPV), membro da Plataforma Vidro+, vai atribuir um milhão de euros a 25 SGRUs (Sistemas de…

Scroll to Top