Os dados mais recentes divulgados pelo Close the Glass Loop indicam que a taxa média de recolha para reciclagem de embalagens de vidro na União Europeia permaneceu estável em 80,2%, em 2022, com um volume recorde de vidro recolhido. Em contraste, a percentagem de recolha de embalagens de vidro para reciclagem, em Portugal, desceu para 51% em 2022, face aos 54,4% registados em 2021.
A quantidade de vidro recolhido acompanhou o aumento significativo da quantidade de embalagens de vidro colocadas no mercado, com um aumento de 4,5%, demonstrando uma tendência positiva nos esforços de recolha de vidro a nível europeu.
“Em 2022 foram recolhidas mais embalagens de vidro do que nunca, atingindo um nível recorde de 12,4 milhões de toneladas, representando um aumento de cerca de 542 mil toneladas face ao ano anterior. O aumento dos volumes de vidro recolhido demonstra a resiliência e o compromisso da cadeia de valor das embalagens de vidro para aumentar a disponibilidade de vidro pós-consumo para o fabrico de novas garrafas e frascos de vidro”, afirma Adeline Farrelly, Secretária-Geral da FEVE (European Container Glass Federation) em nome dos parceiros Close the Glass Loop.
Para alcançar o objetivo de recolha de 90% até 2030 é fundamental promover iniciativas adicionais na recolha seletiva de embalagens de vidro provenientes dos agregados familiares e do setor hoteleiro, além de apoiar investimentos que maximizem os resultados da reciclagem de vidro em embalagens de vidro de circuito fechado.
A necessidade de mobilização das Plataformas Nacionais e dos Planos de Acção Nacionais é premente para desencadear as ações necessárias que aumentem a taxa de recolha e reciclagem de vidro. A sustentabilidade e eficácia do sistema de reciclagem de vidro de cada país dependem de uma ação concertada e urgente. Em Portugal, a Plataforma Vidro+ representa o esforço coletivo da cadeia de valor neste sentido de uma maior circularidade para as embalagens de vidro.